A insônia pode levar à doença de Alzheimer e demência: verdadeiro ou falso?

Insônia e demência: existe alguma correlação?

Um novo estudo publicado na revista Neurology, mostrou que pessoas com uma fase REM, que é bastante curto ou perturbados, podem correr um risco maior de desenvolver demência, bem como a doença de Alzheimer. Lembre-se que a fase REM é o quinto estágio do sono, caracterizada pelo movimento dos olhos, em que o corpo aquece, a respiração e o pulso irá aumentar a velocidade e a mente começa a se render aos seus sonhos.
Em particular, a pesquisa tem monitorado 321 pessoas, com uma média de idade de 61 anos para cerca de uma dúzia de anos. Para além da medição de nossos ciclos de sono, foram medidos, para cada indivíduo, as habilidades cognitivas. Durante o estudo, 32 pessoas desenvolveram demência; entre estes, 24 foram afetados pela doença de Alzheimer.
Em suma, o estudo mostrou que as pessoas que levam mais de 90 minutos para entrar o REM estágio são mais propensos a desenvolver demência.
“Nossos resultados indicam que a fase REM é um preditor de demência”, disse o autor do estudo, O próximo passo será determinar por que precisamente esta fase do sono, indicando um alto risco de demência. E clarificando o seu papel como um princípio de demência, espera-se identificar novas formas de intervir, retardar ou mesmo prevenir a demência.”
As causas da falta de sono: o stress refluxo gastro-esofágico
Mas vamos dar um passo para trás. Primeiro de tudo, a insônia não apenas refere-se à dificuldade em adormecer, apesar de o estado de profunda fadiga, mas o sono é particularmente perturbados. Os tipos de insônia podem ser diferentes, e eles são classificados de acordo com a duração do problema ou com base no período de seu aparecimento.
As causas da insônia são muito numerosos. E entender o que causa a insônia é o primeiro passo para a cura! Em geral, as principais causas e os tipos de insônia) podem ser três:
Insônia situacional, devido a eventos internos ou externos ao indivíduo, tais como a ingestão de substâncias que perturbar o sono, mudança de horário, dormir em uma cama que não o seu próprio, e assim por diante
A insônia não é situacional, primária, de natureza psicofisiológica, má higiene do sono, com estilos de vida que impedem o ciclo de sono-vigília alterações do ritmo circadiano, como o trabalho por turnos
A insônia não é situacional secundário, devido a doenças psiquiátricas, neurológicas, cardiovasculares, distúrbios de pressão, e refluxo gastroesofágico
Remédios para a insônia: tente com yoga e chá de ervas (e não só)
Se a insônia não é causado por patologias graves, pode ser simplesmente um sintoma de stress e ansiedade. Eliminando-se esses dois fatores, pode ser possível restaurar o correto ciclo de sono-vigília.
Remédios para a insônia, e dissipar a ansiedade e o stress, as mais eficazes são:
Prática de lições, aulas de relaxamento, tais como ioga
Hábitos de vida correto, sem abuso de álcool, fumo e drogas
Ir para a cama ao mesmo tempo e acordar cedo
Evitar o uso de aparelhos eletrônicos nas duas horas antes de dormir
Beber uma bebida quente antes de ir dormir
Tomar um banho quente antes de ir para a cama para relaxar todos os músculos, reduzindo, assim, o estado de ansiedade
Jantar com refeições ligeiras
Fazer atividade física para aliviar o stress e pneus física
Ajustar a temperatura do quarto
Aprender técnicas de respiração para relaxar o corpo
Se utilizar um destes métodos, o problema de insônia persistir, é aconselhável ter uma visita de seu médico de família para realizar o tratamento, a medicação e a terapia psicológica, se necessário.
Como você entende, o sono é muito importante para a saúde de todo o organismo e para a prevenção de doenças como o mal de Alzheimer e a demência. Subestimar o problema da insônia seria um erro grave!

A insônia pode levar à doença de Alzheimer e demência: verdadeiro ou falso?