Decifrar os rótulos dos alimentos

Em um ato tão simples e comum como é o de ir ao supermercado para comprar, apresenta, muitas vezes, problemas que nem sequer somos conscientes. A partir deste blog de saúde nos perguntamos como decifrar os rótulos dos alimentos, tarefa que a cada dia se preocupa mais pessoas que vêm para fazer a sua compra.

Os consumidores se preocupam com a decifrar os rótulos alimentares, algo que está se tornando um verdadeiro trabalho para alguns na hora de comprar. Comprar um alimento não deve apenas satisfazer o nosso paladar, mas de todo o nosso organismo, já que este irá funcionar, dependendo justamente do combustível que lhe estamos a dar.
Nos rótulos dos alimentos estão presentes na lista de ingredientes. Estes são escritos por ordem ponderal decrescente. Os aditivos são mencionados apenas por categoria, como os aromas, sem que a sua concentração seja indicada.
No rótulo de alimentos encontramos os nutrientes, os quais são marcados por seu valor energético e nutritivo, que é detalhado por cada 100 gramas do produto. Entre eles podem estar os carboidratos/hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras. Além disso, na hora de ler os rótulos dos alimentos, há que prestar atenção, já que costuma-se mencionar a quantidade de sódio, mas não sal: 1 grama de sódio equivale a 2,5 gramas de sal. A OMS recomenda não ultrapassar os 4 a 5 gramas de sal, que é de 2 gramas de sódio, sempre e quando não tenha patologia como uma hipertensão.
Do mesmo modo, quando você ler os rótulos dos alimentos, deve ter em conta os diferentes tipos de ácidos gordos e o que eles significam: saturados (nocivos do consumo excessivo), poliinsaturados, ômega 6 (não abusar) e ômega 3 (a privilegiar), monoinsaturados (favorecer), trans industriais hidrogenados (limitar).

Por outro lado, convém privilegiar os produtos de menos de 1 grama de sal por 100 gramas de alimento e escolher produtos com menos de 10 gramas de lipídios por 100 gramas de alimento. Para as bebidas açucaradas, lembre-se que 5 gramas de carboidrato equivalem a 1 cubo de açúcar, e que 10 gramas de hidratos de carbono em 100 ml é equivalente a 20 caroços por 1 litro.