Mitos falsos sobre nutrição

Cuidar-se é moda, não somente para emagrecer e ser melhor, mas para se sentir bem. Uma nova geração jovem e muito ativa está mudando pouco a pouco, os mitos e as crenças que os nossos maiores nos inculcaban. Em outros tempos já sabemos que comer muito era sintoma de saúde.

Antigamente estar magro era a imagem da pobreza, da miséria de não poder comer. Se vissem os nossos antepassados nossos modelos atuais, ser-lhes-íamos pena. Mas tudo está no equilíbrio, nada de emagrecimento, mas se controlamos a balança, podemos manter um peso ideal e gozar de uma saúde muito boa.
“Depois do leite, nada de lances fora da tua presença”. Milhares de frases e provérbios que nossos pais e avós repetiam por várias gerações, coisas que hoje sabemos não é verdade. Há muitos alimentos que podem causar alergias ou problemas digestivos, mas a realidade é que o que comemos mistura-se no estômago e não se pode provar que tomar algo depois do leite seja perigoso.
São mitos e crenças que comer antes ou depois, por exemplo, a fruta após a refeição engorda, isso depende muito do tipo de dieta que está levando, mas se é verdade que a quantidade de açúcar que contêm, sempre seria melhor comer frutas entre as refeições, até mesmo como café da manhã, uma maçã pela manhã dá mais energia e anima mais do que um café.
No século XVIII, na Europa , acreditava-se que o vinagre de emagrecimento, os citrinos e o vinagre não magro, pensa-se que, tomando em jejum fazem você perder quilos. Claro, é verdade que um limão pela manhã é melhor que o churros com chocolate, é um antioxidante. O mais aconselhável é tomar antes de mais nada, um bom copo de água mineral.
Os produtos integrais do emagrecimento?. Esta é uma pergunta muito cotidiana. Os alimentos integrais, pão, biscoitos e outras invenções atuais, fornecem as mesmas calorias, mas se é verdade que por seu alto nível de fibra, que são mais saudáveis, o truque é que eles são mais saciantes com o que você pode comer menos. A Fibra se que é um bom aliado para dietas e para manter seu peso e com saúde. Não há que estudar muito para saber que a fibra natural, é importantíssima para a saúde. Brócolis, Aipo (Celery), tomate, todos os produtos da horta são medicina pura para o nosso organismo, está provado que comer de forma assídua vegetais crus ou cozidos, diminui, em grande medida, os problemas coronários e o câncer intestinal. Sempre contando que ao consumir produtos integrais e muita fibra, é essencial beber muita água, isso não é um mito, é uma realidade, porque, em muitos casos, se pode voltar contra e em vez de limpar, pode provocar retenção intestinal.
Todos estes mitos, são discutíveis, o chocolate não provoca acne, se tomada em quantidades reduzidas, não produz nada. Fazer 5 refeições por dia para emagrecer, claro que é conveniente comer pouco várias vezes, mas com moderação, nada de frituras, pão, etc..

Por último, este blog de saúde, recomenda equilíbrio, podemos até sair de tapas e não engordar, um dos grandes mitos: A CERVEJA engorda, pois não. Uma cana tem menos calorias do que um refrigerante, com a diferença de que é diurética, o vinho é recomendado e estão os dois primeiros postos de alimentos beneficiários para a saúde. Claro nisso consiste o equilíbrio, o segredo está na quantidade, e o que acompanha a cañita, as tampas.

Se você passar um dia, no dia seguinte compensas com alimentos crus e frutas entre as refeições, e se quiser, pode pedir lanches que ninguém notaria que está em dieta ou está evitando gorduras, o Que te parece, cerca de anchova em conserva, chocos grelhados, picles ou mexilhões? Vamo-nos, de tapas!
Leite
Mexilhões

Cerveja