Pontos básicos para uma dieta equilibrada

A partir deste blog de saúde sempre insistimos na importância de ter uma alimentação correta e uma dieta saudável. Para isso, há que incluir em nossos menus todos os tipos de alimentos. Para tê-lo mais claro, você pode seguir estes pontos básicos em uma dieta equilibrada.

Digamos que você tem que ter claro que tem que comer de tudo, mas em pequenas quantidades. Ou seja, as chamadas dietas milagre, que se baseiam em comer muito de uma só produto, são contraproducentes. O segredo está em ter uma dieta variada e constante: é aconselhável fazer, pelo menos, cinco refeições por dia (pequeno almoço, almoço, almoço, lanche e jantar).
É dizer, em sua alimentação equilibrada deve incluir de tudo. Se analisarmos o tipo de alimento, vemos que a dieta equilibrada, há que incluir:
– Duas porções de produtos lácteos por dia.
– De 3 a 5 porções de cereais e pão.
– Legumes, tubérculos e frutos secos: 1 porção ao dia.
– Frutas, legumes e produtos hortícolas: as famosas cinco porções ao dia.
– Carnes, ovos e peixe: 2 porções ao dia.
– Óleo: de 30 a 50 gr. por dia.
Além disso, a composição nutricional deve ser semelhante a esta:
– Proteínas: 15% do valor calórico total Valor Calórico Total (VCT).
– Hidratos de carbono: 50-60% do VCT.
– Gorduras: 30-35% do VCT. Há que ter em conta que a gordura saturada deve ser inferior a 10%, assim como a gordura poliinsaturada. Por seu lado, admite-se entre 10 e 15% de gordura estou apaixonado.
–Fibra: há que consumir entre 15 e 30 gramas ao dia.
Outro fator que deve ter em conta é o esporte, o que é essencial, por isso deve incluir a prática de exercício físico em sua dieta e em sua rotina diária.

Evidentemente, esses valores dependem de cada pessoa: são generalidades para uma pessoa adulta. No seu caso específico, você deve consultar um especialista, pois há que ter em conta o Índice de Massa Corporal (IMC), o peso, o sexo ou os hábitos de vida, entre outros fatores.