Quanto iodo precisamos?

A partir deste blog de saúde continúamos com o trabalho de dar-se a conhecer a quantidade de micronutrientes que o organismo necessita. Nesta ocasião, nós paramos em um que não é dos mais conhecidos, mas que, no entanto, é necessário para que nosso corpo funcione corretamente: quanto iodo precisamos?

Uma primeira resposta poderia ser que precisamos de cerca de 150 microgramas de iodo por dia. Como você pode ver, trata-se de uma quantidade muito pequena de iodo, o que faz com que seja relativamente fácil tomá-la ao longo de uma jornada.
Entre os alimentos com a maior concentração de iodo têm se encontram os peixes e as algas. Deste modo, são os alimentos que podemos considerar como a principal fonte de iodo, juntamente com os frutos do mar e alguns vegetais. Isso faz com que se queremos elaborar um menu com a quantidade de iodo necessária, nos decantemos por um prato de camarão (refogadas, por exemplo), que podemos acompanhar, com cerca de 100 gramas de feijão, uns rabanetes e meia cebola vermelha. Como se vê, a verdura é fundamental neste tipo de micronutriente.
Mas temos mais opções para chegar a esse 100% da quantidade diária recomendada (DDR). Por exemplo, o pão integral (uma fatia), 250 gramas de morangos, uma your natural, um pedaço pequeno de chocolate preto (uma ou duas onças, não mais), ou um copo de leite. Estes são alguns dos alimentos que tornam possível a sua ingestão de iodo necessário ao longo de um dia. Existem outros alimentos que também podem ajudá-lo a obter o iodo necessário, como as sardinhas, o abacaxi, as amêijoas, os moluscos, os lagostins, mexilhões ou alho, entre outros.

Um dos momentos-chave para tomar a quantidade necessária de iodo durante a gravidez. Por isso, este mineral é fundamental para o desenvolvimento do futuro bebê.