quanto selénio precisamos?

A partir deste blog de saúde, ainda não sabemos sobre a quantidade ideal de micronutrientes que o organismo necessita para funcionar corretamente. Depois de ter analisado o ferro, magnésio ou cálcio, entre outros, chega a vez de questionar-se a perto de um deles: quanto selénio precisamos?

É possível que o selênio seja desconhecido, ao menos em suas participação em alimentos, mas é igualmente necessário para que o organismo funcione corretamente.
Mas, quanto selénio precisamos? Aproximadamente nosso corpo precisa de cerca de 50 microgramas de selênio por dia. Uma quantidade pequena, mas necessária. Entre os alimentos que consumo de selênio têm para o nosso organismo, destacam-se os alimentos de miudezas, ou seja, aqueles alimentos que pertencem a res, mas que não são de carne, como as vísceras (fígado, coração, língua, miolos, etc.). Mas se esses alimentos não se convencem, também pode optar por nozes ou o peixe. Alguns cereais também contêm selênio.
Deste modo, podemos elaborar um menu ideal em que o selênio constitui a base completa de nossas necessidades. Para isso, basta, com cerca de 100 gramas de arroz acompanhado de 30 gramas de queijo de cabra e 50 de amêndoas. Você pode adicionar quatro ostras e de sobremesa, 100 gramas de biscoitos que contenham manteiga.
Por outro lado, se você quiser comer o 100% da Quantidade Diária Recomendada (DDR) de selênio pode decantarte por 100 gramas de fígado e outros 100 de brócolis, junto a 50 gramas de queijo Emmental, 100 gramas de espinafre e um pedaço de atum, para poder ser mais fresco. Para finalizar você pode acompanhá-lo com uma alça.

Entre as propriedades do selênio destaca-se o seu poder antioxidante e é muito recomendado para pessoas que fumam. O selênio é um mineral que existe na forma orgânica e inorgânica. O selênio é fundamental para proteger nosso corpo dos radicais livres, bem como na produção de glóbulos brancos.